quinta-feira, 21 de junho de 2012

SIND-UTE CONTAGEM PARTICIPA DO III ENCONTRO AMPLIADO DO FÓRUM MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL


No dia 15 de Junho foi realizado na Faculdade de Educação (UFMG) o 3º encontro ampliado do fórum mineiro de educação infantil cujo tema foi “O direito à educação na primeira infância e o desafio da qualidade: políticas públicas, movimentos sociais e práticas pedagógicas”.

Adriana e Sueli, representantes do Sind-UTE Contagem,  participaram do encontro, que contou com representação de várias cidades mineiras.

Num primeiro momento foi apresentado o movimento do Fórum Mineiro de Educação Infantil e em seguida palestras com as professoras Dra Lívia Maria Fraga da UFMG, que tratou sobre a questão do direito à Educação Infantil, com enfoque interessante no profissional e sua valorização e a professora Dra Catarina Moro da UFPR, que tratou da qualidade da educação com ênfase na avaliação.

À tarde a dinâmica foi trabalho de grupo com diversos temas: proposta pedagógica, currículo e diversidade na Educação Infantil; a carreira dos profissionais da Educação Infantil: ordenamento jurídico, situação atual e desafios; tensões na regulamentação da Educação Infantil: férias, creche noturna, idade de corte, identidade da ei:  articulações, possibilidades e tensões entre creche, pré-escola e ensino fundamental, formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Infantil: dilemas e perspectivas, plano nacional de educação e os impactos na educação infantil. Cada grupo construiu suas propostas que serão encaminhadas ao fórum nacional e ao governo federal.

O Fórum Mineiro De Educação Infantil – FMEI – foi criado em 1998 por setores da sociedade civil, organismos governamentais e não-governamentais, conselhos e outros agentes sociais que reconheceram a importância de se constituir um espaço de mobilização, de veiculação de informação e de reivindicações em que pudessem protagonizar a promoção de políticas comprometidas com a infância e seu direito a uma educação de qualidade. É aberto à participação de todos (as) interessados na discussão da Educação Infantil. Este fórum está composto por professores de universidades, movimentos sociais, trabalhadores em educação, representantes de governos.

Acreditamos que é um espaço legal para nos apropriarmos e fazermos as discussões da qualidade na Educação Infantil, afinal somos protagonistas do processo e não podemos nos furtar a este debate, do contrário estaremos dando aos outros o direito de falar por nós e pintarem o quadro que mais lhe forem favorável.

Assim que tivermos novos encontros do fórum enviaremos a todas para que possam colaborar no debate.